Perguntas básicas para andar na moda

Perguntas básicas para andar na moda


Estar na moda é mais do que copiar o estilo das revistas que estão nas bancas ou comprar as roupas que estão nas vitrines. Estar na moda é saber escolher, entre tantas opções e tendências, as peças que mais combinam com você. E fazer delas suas aliadas na hora de compor um visual.



Ao se vestir, é preciso responder algumas perguntas. Questione-se!



1) Sinto-me confortável nesta roupa?

Sentir-se bem em um traje é o passo número 1 para fazer sucesso com o que veste. Quanto mais à vontade você estiver em uma roupa, mais segura se sentirá. E o que mais importa é a sua opinião: sua mãe pode dizer que a blusa é maravilhosa, mas se você percebe que ela aperta na cintura e deixa aparente aquela gordurinha que você odeia, esqueça. Caso contrário, passará o tempo todo preocupada com o tal pneu, transmitindo uma sensação de desconforto e insegurança.



2) Estou valorizando meu tipo físico?

Mulheres que se vestem bem sabem perfeitamente onde deve haver pano a mais ou a menos. Aprender a valorizar o corpo é fundamental para o sucesso da produção. Para que usar um jeans caríssimo se você tem o bumbum chapado e fica muito melhor com calças larguinhas ou saias? Isso não significa que tenha de abandonar o jeans para sempre, mas estar ciente de que, nas ocasiões em que precisar de uma roupa arrasadora, é melhor optar pelas peças que disfarçam o problema. Encontre seu ponto forte e invista nele: braços finos e delicados? Pernas torneadas? Colo sensual? Cintura bem marcada? Olhe-se no espelho e tire suas conclusões.



3) A roupa está adequada para o ambiente que vou freqüentar?

Estar na moda também é ser prudente e ter senso de adequação. Para cada ambiente ou ocasião, há um estilo de roupa ideal a ser usado. Costas nuas ou decote no emprego? A não ser que você seja professora de Educação Física ou trabalhe na areia da praia. Sua sandália alta de strass é lindíssima, caríssima e está super em alta? Ótimo, mas vai perder todas as qualidades se usada em um churrasco informal num domingo à tarde.



4) Tenho como incrementar o visual com acessórios?

Os acessórios são tão importantes quanto a roupa. Diria até que muitas vezes são mais importantes, quando dão cara nova ao visual e transformam um look sem graça em algo bonito e estiloso. Uma calça jeans e uma camiseta compradas em uma loja de departamentos ganharão um ar muito mais produzido, se combinados com uma bela bolsa e sandálias, um cinto moderno, cordões de várias voltas, pulseiras, etc. Tenha cuidado apenas para não exagerar e acabar se transformando em uma árvore de Natal. Bom senso sempre!



5) Os sapatos combinam com o que visto?

Uma roupa maravilhosa com um par de sapatos sujos ou com tinta descascando? Nota zero! Uma festa chique e sandálias rasteiras? Hum...só para quem tem muita experiência na hora de compor o visual. Na dúvida, aposte no básico. Lembre-se que saltos sempre deixam a mulher mais elegante, sandálias abertas, só com unhas feitas, e no trabalho, os sapatos fechados são mais alinhados.



6) As peças estão limpas e bem passadas?

A etiqueta pode ser Prada, Gucci, Chanel. Mas se peças não estiverem limpas e bem passadas, adeus charme, estilo e elegância.



7) Estou bem informada a respeito das tendências?

Não precisa decorar peça por peça dos editoriais de moda, mas é interessante saber o que está se usando, as cores que estão em alta e os modelos que estão por dentro. Para isso, fique ligada nas revistas, nas matérias, nas fotos das famosas, nas vitrines, nas ruas. Quanto mais antenada, mais fácil e eficaz será a composição do estilo.


Bjus e qualquer dúvida deixe sua pergunta.